segunda-feira, 30 de maio de 2011

Gel azul está limpando a radiação no Japão

Uma nova tecnologia inteligente está ajudando o Japão a limpar a contaminação causada pelo desastre nuclear: segundo a revista Galileu, um gel azul que, ao ser retirado da superfície de objetos, leva junto partículas microscópicas, como a radiação. Conhecido como DeconGel, o produto está sendo usado pelas autoridades japoneses nos pavimentos dos prédios, tanto de dentro como de fora da área de exclusão.
O líquido, que endurece e vira um gel, foi descoberto por acaso por uma empresa havaiana chamada Skai Ventures. Um pesquisador, que estava realizando um experimento, deixou cair um pouco da solução no chão. Quando a limparam na manhã seguinte, o gel saiu trazendo todas as sujeiras. A parte do chão onde estava o produto ficou limpa de uma maneira irreproduzível, mesmo usando outros produtos de limpeza.

Após a descoberta, o DeconGel começou a ser comercializado, mas sem muito sucesso. Até que a empresa doou ao Japão 100 caixas com cinco galões cada, e as encomendas se multiplicaram.

O produto, quando colocado em uma superfície – por meio de pincéis ou pulverizadores –, encapsula absolutamente tudo que não é próprio daquele material, incluindo partículas microscópicas de radiação. Primeiramente, ele captura as partículas e, depois, endurece em volta delas. O método é muito mais seguro, já que, convencionalmente, a radiação é limpa com água e sabão, o que aumenta a chance de contaminar o ar, o solo ou o abastecimento de água.

Quem quiser ler mais: decongel.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário