segunda-feira, 23 de abril de 2012
Universidade cria projeto para redução do impacto ambiental na produção vinícola
22/Março/2012
Um
projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade da Califórnia irá
ajudar produtores de vinhos a controlar o quanto eles emitem de carbono
durante toda a produção.
Dr. Kerri Steenwerth apresentando o projeto |
O projeto avalia a interação do solo e matéria orgânica, fatores paisagem e práticas de gestão da vinha para determinar as pegadas ambientais de vinhedos. E os dados da pesquisa serão usados para a criação de um sistema online disponível para os produtores e para as vinícolas.
O
life cycle assessment (LCA) que avalia o ciclo de vida útil de produtos
variados irá usar os dados para comparar os impactos negativos e a
pegada de carbono, que determina o tanto de carbono liberado pelo
produto, neste caso a uva e depois o vinho, durante seu tempo de vida, e
achar um modo de diminuir esses índices.
Os dados serão incorporados a um projeto que o Instituto do Vinho e da Aliança vinícola Sustentável da Califórnia (CSWA) estão realizando para avaliar todo o processo produtivo do vinho, incluindo as práticas vinícolas e distribuição. O CSWA anunciou recentemente que desenvolveu uma linha desempenho da ferramenta de métricas para ajudar os produtores e enólogos mais baixos de emissões de carbono relacionadas ao uso de energia.
quarta-feira, 11 de abril de 2012
História do Mobiliário - linha do tempo
A
história dos móveis sempre caminhou em paralelo com a história da cultura através dos
tempos. Em épocas
de grande avanço tecnológico tal como na Roma Antiga, ocorreu um grande avanço em
design e construção de mobílias finas.
Na Idade Média, devido à estagnação cultural, a mobília era muito grosseira, ou quase inexistente.
A cama é
a peça mais antiga de mobília conhecida, criada provavelmente pelos Egípcios em 1500 AC. Ela
se parecia com a de hoje, no entanto não havia colchão. A mobília
continuou se desenvolvendo ao longo da histórica transição da Grécia Antiga
para Roma, mas todo o progresso parou por um tempo com a queda do Império
Romano.
Os
chineses consideram o período Ming como o melhor período em termos de
desenvolvimento de mobílias.
Na Europa, o período posterior à Idade Media produziu grande desenvolvimento em termos de mobílias, surgindo, no entanto, um padrão que acabou por ser mantido pelo século 18 adentro. Ou
seja, aqueles que podiam pagar, tinham mobílias bem desenhadas e decoradas,
enquanto a grande maioria possuía móveis grosseiros que nem mesmo mereciam ser
chamado de mobília. No começo do século 15, na Holanda foi introduzido à
decoração portas e gavetas almofadadas.
Na
Renascença Italiana, nos primórdios anos do século 12, gradualmente ocorreu
uma completa mudança nas mobílias da Europa com o propósito de tornar
independente cada peça de mobília quanto a sua forma.
O reinado
de Elizabeth I na Inglaterra lançou a moda em que se agregou à mobília o item
conforto, a qual se espalhou por toda a Europa.
Foi nesse
período, também, que se teve uma crescente melhoria na qualidade da
mobília, com início de atividades "coorporativas" de trabalho (organizações
como sindicatos).
O século
17 trouxe o estilo Barroco à Europa Ocidental, sua principal abordagem era a
relação da superfície de uma peça de mobília com a peça toda. Antes disso, diferentes superfícies nunca foram consideradas.
O ano de
1720 é um ano importante para o Mogno, pois foi neste ano que aconteceu a
primeira importação de Mogno pela Inglaterra, e aos poucos, o Mogno
substituiu a Nogueira como a madeira favorita. Desse ponto em diante, os
estilos mudaram rapidamente em relação a história geral da mobília. As peças básicas e as técnicas de construção permanecem, no entanto, até hoje, alterando apenas a tendência e o designs conforme a época e o tempo.
Móveis da Inglaterra:
Robert Adam: 1760 – 1795
Nome dado
pelo arquiteto Robert Adam, o qual estudou arquitetura antiga na Itália.
Enquanto na Inglaterra, ele desenhava mobílias com detalhes clássicos, os
quais combinavam com a característica clássica das casas da época.
O estilo
Adam foi reproduzido em serie limitada por marceneiros nos Estados Unidos,
principalmente na Carolina do Sul.
Chippendale: 1750 – 1790
Nome dado
após o designer inglês e marceneiro Thomas Chippendale, ter publicado seu
design em informativos da época, intitulado "O cavalheiro e o Marceneiro" em
1754.
O estilo
sofreu três tipos de influências diferentes , a influência francesa , chinesa e
gótica.
Nos
Estados Unidos , o estilo Chippendale foi um estilo mais elaborado do que o
estilo Queen Anne , com pernas torneadas, pés arredondados e com garras e
encosto triangular ornamentado.
Hepplewhite: 1770- 17865
Nome dado após publicação póstuma do estilo do designer George Hepplewhite em 1788 no “Guia para Marceneiros”.
O estilo
é neoclássico e foi reproduzido nos Estados Unidos particularmente nas
Carolinas, Maryland, Nova Inglaterra, Nova York e Virginia. É caracterizado
pela delicadeza, pernas delicadas e o uso de contraste de lâminas e entalhes.
Sheraton: 1780-1820
Sheraton: 1780-1820
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Nome dado pelo designer Thomas Sheraton o qual publicou seu estilo no livro “Marceneiros e Tapeceiros” em 1791. É um estilo neoclássico caracterizado por linhas retas delicadas, construção leve , contrastando lâminas , motivos neoclássicos e ornamentações. Foi o estilo mais reproduzido nos Estados Unidos durante o período Federal.
Willian e Mary : 1689-1725
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O estilo
tem influências alemã e chinesa. É caracterizado por pernas bem torneadas
terminando em pés arredondados, assento plano e laqueado oriental.
Queen Anne : 1700-1755
É um
estilo mais refinado que o Willian e Mary, com proporções moderadas, aparência
graciosa. É caracterizado por pernas torneadas, pés chatos e encosto em forma
de rabeca.
Vitoriano : 1840-1910
Nome dado
devido à rainha Victoria da Inglaterra, que reinou de 1837 a 1901. O estilo
vitoriano provém de formas góticas com pesadas proporções, acabamento escuro,
entalhes elaborados e ornamentações. Nesse
período ocorreu pela primeira vez a reprodução em série de um estilo.
Estilo Americano
Early American (primórdios da América): 1640-1700
Mobília
muito rudimentar feita com madeiras locais. Tem
influências de estilo europeu de mobília, particularmente da Inglaterra,
França, Holanda Escandinávia e Espanha.
Colonial: 1700-1780
São
mobílias coloniais, mais conservadoras e menos ornadas que as mobílias
inglesas e européias da época.
Federal: 1780-1820
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Estilo Francês
Louis XV : 1723-1774
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Os braços
são entalhados e terminam com a moldura do assento também
entalhado. Ornamentações de todos os tipos são utilizadas.
Louis XVI: 1774-1793
A
decoração consiste em motivos clássicos e é usado para acentuar a beleza do
estilo.
As
cadeiras são retas, pernas finas entalhadas, refinando o estilo.
Empire : 1804-1815
Absolutamente
simétrica, tipos geométricos e proporções sólidas pesadas, caracterizam todas
as peças.
Superfícies
grandes, planas e retas com ornamentos consistindo principalmente de apliques
de bronze
Oriental
Cadeiras,
poltronas e mesas são simples em construção e acabamento.
Sândalo e
bambu são as madeiras favoritas.
Mediterrâneo (Espanhol)
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É um
estilo adaptado e flexível, é mais delicado e leve do que o estilo espanhol
verdadeiro.
Italiano provinciano
É um
estilo reto, embora tenha algumas curvas, a linha externa da mobília é sempre
curvada.
Este é um dos estilos mais populares ainda hoje.
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