Há quase 50 anos, em 1963, Lawrence Herbert, fundador da Pantone Inc.,
criou um sistema inovador de identificação, combinação e comunicação de
cores. A ideia inicial era solucionar problemas associados à produção da
indústria gráfica ligada ao agrupamento e arranjo de matizes.
Sediada em Carlstadt, Nova Jersey (EUA), hoje a Pantone Inc. vai muito
além de seu sistema de cores: a empresa trabalha na elaboração de
produtos com base em tendências de pigmentos para o consumidor.
Os
interruptores Pantone são feitos de acrílico e produzidos pela Jaya!
Design. O produto está à venda na loja online FTCShop
(www.ftcshop.com.br) por R$ 16 (cada). Preços pesquisados em agosto de
2012 e sujeitos a alterações Divulgação
De acordo com a diretora executiva do Instituto Pantone Color, Leatrice
Eiseman, os objetos coloridos com as cores Pantone constituem uma
maneira de manter as pessoas mais próximas às novidades da área. Para
isso, a empresa criou a Pantone Universe, uma coleção com mobiliário, utilidades domésticas, objetos para escritório, eletrônicos, acessórios e vestuário.
Cores no décor
Na área relativa à decoração, talvez a maior contribuição da
organização seja o relatório anual de tendências para mobiliário
denominado Pantone Vista home + interiors que, entre outras coisas,
elege a “cor do ano”. A de 2012 é a chamada “Tangerine Tango”
(identificada pelo código 17-1463, marca registrada da empresa). Para
Eiseman, “[tal estudo] ajuda a manter tanto os designers, quanto os
consumidores conscientes de quais são as tendências e como combinar
essas cores em paletas para o lar”.
Também, ao observar os produtos desenvolvidos pela Pantone, fica claro
que a aplicação dos matizes não é pensada de maneira aleatória. Cada cor
é testada em diversas superfícies (entre elas tecidos) para que o
resultado não seja uma surpresa desagradável e, sim, um tiro certeiro.
No Brasil, algumas lojas de decoração (inclusive online) comercializam
os produtos da Pantone Universe, como cadeiras, porta-chaves e
interruptores. Quase um fetiche para quem gosta de design, cultura pop
-e cor.
Para saber mais: Clique Aqui
extraído de http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2012/08/19/fetiche-entre-interessados-por-design-pantone-dita-moda-atraves-das-cores.htm
de Karine Serezuella
Do UOL, em São Paulo
Do UOL, em São Paulo