Estilo artístico nascido na Itália no início do século 17, o barroco
chegou ao Brasil quase 100 anos depois. Nosso país vivia o chamado Ciclo
do Ouro, período em que a descoberta desse metal precioso em Minas
Gerais transformou a região em um importante centro econômico.
Exatamente por isso, boa parte da herança barroca no Brasil está
espalhada por cidades mineiras, não só em obras artísticas, como
esculturas, mas também na arquitetura de várias igrejas erguidas nessa
época. A construção de templos ricamente ornamentados e com formas
exuberantes contrastava com a simplicidade do estilo renascentista, que
reinava até então. Assim, nas igrejas barrocas os altares e os púlpitos
eram decorados com extravagância, recobertos por espirais, flores,
monstros e anjinhos de cabelos encaracolados. Como se isso não bastasse,
boa parte do interior delas era folheado a ouro, aproveitando a
abundância do mineral no país.
Toda essa opulência e riqueza de detalhes pode ser observada em
várias igrejas de Minas. Mas nenhuma delas simboliza tão bem as
características do barroco brasileiro como a Capela de São Francisco de Assis,
em Ouro Preto (MG). "Ela é um marco do estilo e tem abundância de luz e
cor", afirma a museóloga Maria da Conceição Fernandes Brito, do Museu de
Arte Sacra de Ouro Preto. A capela começou a ser erguida em 1776 e só ficou pronta no
início do século 19. Ela foi desenhada e ornamentada pelo maior artista
brasileiro do período, Antônio Francisco Lisboa (O Aleijadinho).
Chamado popularmente de Aleijadinho, por causa de uma atrofia
muscular que atingiu seus membros, ele era filho de um arquiteto
português com uma escrava. Além de projetar construções, Aleijadinho
também era um brilhante escultor. Para superar a deficiência física na
hora de fazer suas obras, ele amarrava nas mãos instrumentos para talhar
e aparar blocos de pedra. Graças à criatividade e ao esforço desse
talentoso artista, a capela de São Francisco de Assis é considerada a
mais bela de todas as igrejas barrocas de Minas Gerais.
Obra-prima de Aleijadinho
Capela de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, é um marco do estilo
A fachada principal e o corpo da igreja têm forma curvilínea, uma
característica nova trazida pelo estilo barroco, pois os templos
religiosos até então costumavam ser retangulares. As duas torres
arredondadas e lembrando a forma de uma guarita valeram à construção o
apelido de "Igreja Militar"; no alto da porta frontal, existe uma imagem de N. Sra. da Conceição, padroeira dos franciscanos. O medalhão
redondo um pouco mais acima retrata São Francisco, de joelhos, recebendo
as chagas de Cristo.
Dentro, podemos ver madeira esculpida e o Altar-mor, projetado por Aleijadinho e pintado por Manuel da Costa Athayde; os Altares laterais são repletos de anjinhos, flores e espinhos
presentes em quase todas as igrejas barrocas. O teto da igreja, também pintado por Manuel Athayde, levou quase 11 anos para ficar pronto. Nele podemo ver a
ascensão de uma Nossa Senhora com traços mulatos, envolta numa grande
revoada de anjos.