sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Arte na Pré-História



Quando o homem começou a criar obras de arte?
Com o que elas se pareciam?
O que o induziu a criá-las?

  • Segundo Gombrich (2005) toda história da arte deve principiar por essas perguntas - e pela confissão de que não somos capazes de respondê-las. Nossos mais primitivos ancestrais começaram a andar na Terra, sobre dois pés, há cerca de dois milhões de anos, mas só por volta de seiscentos mil anos mais tarde ou seja há 1,4 milhões de anos atrás, é que encontramos os primeiros indícios do homem como produtor de objetos, utilizados como utensílios. Ele deve ter usado esses objetos durante todo esse tempo, pois é característica do comportamento dos primatas utilizar-se de varas ou pedras para derrubar frutos, ou contra inimigos.
  • A Pré-história é uma época anterior à escrita, iniciada pelo aparecimento dos primeiros hominídeos, entre 1.000.000 até 4000 a.C. Não conhecemos nenhum documento escrito revelando algo sobre esse período. Pesquisadores utilizam a por meio da arqueologia para estudar para os povos que viviam nessa época. 
  • A Pré-história ou Idade da Pedra ou ainda Paleolítico Superior, foi o período mais longo das eras desde o surgimento da Terra.
  •  Dividimos a Pré-história em 3 períodos:
  Paleolítico Inferior – até 500.000 a.C. (caça e e coleta, instrumentos feitos de pedra, madeira, ossos, controle do fogo e surgimento dos primeiros hominídeos);
  Paleolítico Superior – aproximadamente 30.000 a.C. (pinturas e esculturas, objetos feito de marfim, ossos, pedra e madeira);
  Neolítico – por volta do ano 10 000 a.C. (objetos feitos de pedra polida, início da agricultura, artesanato, construção de pedra e a primeira arquitetura), de 5000 até 3500 C surge a idade dos metais, o final desse período, quando acontece o desenvolvimento da metalurgia, surgimento de cidades, invenção da roda, da escrita e do arado de bois.

  É nos últimos estágios do Paleolítico, que teve início há cerca de trinta e cinco mil anos, que encontramos as primeiras obras de arte conhecidas. Elas, no entanto, já revelam uma segurança e requinte muito distantes de quaisquer origens modestas; devem ter sido precedidas por milhares de anos de lento desenvolvimento, sobre os quais desconhecemos absolutamente tudo.


À época, a última Era Glacial aproximava-se de seu final na Europa, e o clima entre os Alpes e a Escandinávia assemelhava-se ao clima atual do Alasca.

Renas e outros grandes herbívoros vagavam, pelas planícies e vales, acossados pelos ancestrais dos leões e tigres atuais - e por nossos próprios ancestrais. Esses homens viviam em cavernas ou abrigavam-se sob rochas grandes e salientes.
Muitos desses locais foram descobertos, e os eruditos dividiram os "homens das cavernas" em vários grupos, dando a cada um deles um nome de acordo com um local característico. Entre eles, os aurinhacenses e madalenianos sobressaem-se como artistas especialmente talentosos.
As obras mais surpreendentes do Paleolítico são as imagens de animais pintadas nas superfícies rochosas das cavernas, como as da caverna de Lascaux, na região Francesa de Dordogne. Bisões, veados, cavalos e bois estão profusamente representados nas paredes e tetos, onde parecem movimentar-se com rapidez; alguns têm apenas um contorno em negro e outros estão pintados com cores brilhantes, mas todos revelam a· mesma sensação fantástica de vida.

  A principal característica dos desenhos da Idade da Pedra é o naturalismo. Essa era a forma como os primeiros artistas da Pré-história registraram os seres. Pintavam animais. Os desenhos às vezes eram simples, mas as técnicas reproduzidas por eles não. As pinturas eram feitas principalmente nas paredes das cavernas - As pinturas rupestres -  a explicação mais aceita, segundo os pesquisadores é que essa arte, provavelmente realizada por caçadores, era uma forma mística de capturar o animal que desejava ou imortalizá-lo para que pudesse ter controle sobre o mesmo.

Havia também esculturas dessa época: curiosamente não há representações masculinas. Predominam figuras femininas, com cabeças como prolongamento do pescoço, seios e quadris volumosos. Ex: A Vênus de Willendorf.



Gruta de Chevaux - França





Pintura Rupestre – Parque Nacional da Serra de Capivari-Piauí - Brasil












Menires alinhados: Carnac – Bretanha – França.







Nenhum comentário:

Postar um comentário