sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ARTE ANTIGA

ARTE ANTIGA
Egeia, Egito, Grécia, Roma



ARTE EGEIA:
  O termo Egeu engloba não somente significados geográficos, representa as civilizações que surgiram antes do aparecimento dos Gregos por volta do 3000 A.C. Estes povos se desenvolveram em três regiões próximas porem com características diferentes originando divergências culturais percebida nas artes e no seu modo de vida.

ARTE NO MAR EGEU
    Associada às civilizações que floresceram no mar Egeu antes do aparecimento dos Gregos por volta de 3000 a.C. e que foram principalmente:
  • Civilização Cicládica - Civilização do começo da Idade do Bronze, nas Ilhas Cíclades, que durou aproximadamente de 3000 a 2000 a.C;
  • Civilização Minóica ou Cretense - Civilização que se desenvolveu na Ilha de Creta entre 2700 e 1450 a.C. (O termo "minóico" deriva de "Minos", título dado ao Rei de Creta);

  • žCivilização Micênica - Refere-se à cultura dos aqueus, um povo que se estabeleceu na costa sudoeste da Grécia aproximadamente entre 1600 e 1100 a.C., no período final da Idade do Bronze, e que conquistou a ilha de Creta por volta de 1450 a.C.
   žPraticamente tudo o que sabemos dessa civilização provém do estudo e da cuidadosa observação de suas manifestações artísticas. Indícios de alguns de seus personagens e acontecimentos estão nas narrativas dos poemas homéricos Ilíada e Odisseia.




Povo Cicladense:

Na Na região ao norte de Creta existe um grupo de ilhas chamadas de Ciclades e foram habitadas no período de 2600 e 1100 a.C. Este povo enterravam seus mortos em túmulos de pedras e junto com eles prestavam uma homenagem a deusa da fertilidade representada pela figura de uma escultura em mármore com variados tamanho podendo chegar ao natural. Apesar deste tipo de escultura, representado uma silhueta feminina, existir desde o paleolítico a arte cicladense apresenta uma disciplina que a difere da arte da era das cavernas, uma característica marcante é o nariz alongado presente na face bem como as noções de convexidade nos joelhos e abdome.

Ídolos esculpidos em mármore que vão de poucos centímetros ao tamanho natural, com características abstratas: a cabeça é um ovoide e o único relevo é o nariz - simplicidade, austeridade, singeleza, contenção das expressões religiosas, ausência de ornamentos, formas minimalistas.




Povo Minóico
žApós cruzar o Mediterrâneo vindo do delta do Nilo no sentido noroeste chegaremos ao princípio da Europa que é a extremidade oriental de Creta.
žTeve como grande e mais conhecido governante o Rei Minos, da onde deriva o nome Minoico.
žA pintura tinha temas naturalistas, relatando principalmente a vida marinha e com uma certa frequência eram representados Touros, tidos como sagrados, em "jogos" com maior ênfase a facilidade de movimento do que a dramaticidade. Como os Egípcios diferenciavam a mulher por uma tonalidade mais clara da pele e uma cintura mais fina.

 

A Civilização Minoica se desenvolveu na ilha de Creta entre 2700 e 1450 a.C., tendo em Knossos a principal cidade. Permaneceu durante muito tempo na maior ilha do Mar Egeu, mas até hoje muitas respostas sobre esse povo ainda não foram respondida.

Arte Minóica: os povos que habitavam as ilhas do mar Egeu antes do desenvolvimento da civilização grega foram descobertos há pouco mais de cem anos, quando o pesquisador alemão Heinrich Schliemann descobriu vestígios de antigas cidades, e só em 1900, o arqueólogo inglês Sir Arthur Evans localizou as ruinas do Palácio de Knossos, na Ilha de Creta. Nesta construção foram usados tijolos, pedras e barro e apresentava estruturas complexas: um amplo pátio interno central, várias escadarias, pequenos jardins e recintos reservados para cultos religiosos.
Palácio de Knossos (1700 a 1500 a.C.) tem uma arquitetura muito organizada, bem planejada e bastante evoluída, com até quatro andares, o que mostra que seus construtores precisavam ser muito hábeis em solucionar problemas de posicionamento de escadas, colunas e iluminação.


As paredes dos palácios eram decoradas com pinturas em afresco que representavam animais selvagens, mitológicos e domésticos (principalmente o touro), figuras humanas em cenas de festas, casamentos e colheitas e ainda figuras geométricas; e, mesmo adotando a lei da frontalidade usada pelos egípcios, apresentava movimento e desenvoltura, além de cores contrastantes como vermelho, azul, amarelo e verde. A representação pictórica minoica destaca-se pelo naturalismo, realismo, elasticidade, paixão pelo ritmo, pelas ondas e pela flutuação, ausentes na arte egípcia; figuras leves, espontâneas, delicadas e cheias de vitalidade.



















žAs gravuras eram geralmente encontradas em palácios, os cretenses desenvolveram uma cultura centralizada em centros urbanos, que estranhamente foram destruídos em 1700 a.C. e novamente reconstruídos 100 anos depois, para mais uma vez tombarem em 1500 a.C. Estes palácios sobreviveram em lendas como o labirinto do Minotauro referente ao Palácio de Minos e seus incontáveis cômodos. O interessante é que estas catastofres não são relatadas em suas manifestações artísticas que tem um tom alegre e descontraído e somente são percebidas por uma descontinuidade da arte narrativa.



















A cerâmica, algumas vezes apenas um pouco mais espessa do que a casca de um ovo, destacou-se pela diversidade de formas e funções, progredindo em termos de variedade, refinamento e acabamento. Era decorada com pinturas que apresentavam formas geométricas simples, como triângulos, zigue-zagues e padrões simétricos abstratos. Algumas obras possuíam pequenas imagens do cotidiano - motivos florais e animais domésticos.



Os trabalhos em metal, o entalhe em pedras preciosas, os selos de pedras também tiveram um papel importante na civilização minóica, que também desenvolveu grande domínio técnico na ourivesaria, criando peças muito delicadas, com baixos-relevos representando a natureza, animais e pessoas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário