terça-feira, 4 de setembro de 2012

Móveis sustentáveis ganham mercado internacional

Troncos, galhos e raízes descartados naturalmente pela natureza são transformados em cadeiras, mesas, aparadores e peças de decoração, no interior da Bahia

4 de Setembro de 2012.

Troncos, galhos e raízes descartados naturalmente pela natureza são transformados em cadeiras, mesas, aparadores e peças de decoração
Troncos, galhos e raízes descartados naturalmente pela natureza são transformados em cadeiras, mesas, aparadores e peças de decoração
Foto: Divulgação
Troncos, galhos e raízes descartados naturalmente pela natureza são transformados em cadeiras, mesas, aparadores e peças de decoração, no interior da Bahia. O empresário Euvaldo de Araújo Maia Filho construiu a Camacã Design, há oito anos, tendo a sustentabilidade como pilar. Essa é a primeira empresa do Brasil a conseguir madeira morta da Mata Atlântica, certificada e cadastrada em órgão ambiental, para produzir móveis e outros artigos.
A empresa começou com dois funcionários e um faturamento de R$ 3 mil. A produção inicial era de nove peças por mês. Hoje, as encomendas não param de chegar, tanto do Brasil quanto do exterior. Para entregar tudo a tempo, a Camacã tem 12 colaboradores e um faturamento mensal de R$ 30 mil, o que corresponde a uma produção em torno de 60 móveis exclusivos.
Euvaldo conta que a empresa identifica e cataloga todas as árvores mortas, originárias do ecossistema da cabruca, termo regional do sul da Bahia para o plantio do cacau em mata nativa. O trabalho do empresário rendeu o convite do Sebrae para participar da Equipotel 2012, a maior feira de hotelaria e gastronomia, que ocorre de 10 a 13 de setembro no Anhembi (São Paulo).
Nesta edição do evento, são esperados mais de 1.200 expositores de 60 setores da economia, num espaço de 60 mil m². Eles irão apresentar lançamentos, tendências e inovações tecnológicas em equipamentos, produtos, serviços, alimentos e bebidas para hotéis, motéis, flats, restaurantes, bares, lanchonetes, empresas de fast-food, casas noturnas, cozinhas industriais, hospitais e lavanderias.

Um comentário:

  1. Olá,achamos o seu Blog muito interessante e gostaríamos de propor-lhe uma parceria.
    Somos uma empresa que produz e comercializa produtos sustentáveis como Fraldas Ecológicas e (em breve) Sabonetes naturais.
    Poderia nos informar seu e-mail ou outra forma de contato, para poder apresentar-lhe a nossa proposta e ver se está interessada?
    Contato: sac@biolinum.com.br

    ResponderExcluir