sexta-feira, 23 de março de 2012

Mais do Barroco Brasileiro

Estilo artístico nascido na Itália no início do século 17, o barroco chegou ao Brasil quase 100 anos depois. Nosso país vivia o chamado Ciclo do Ouro, período em que a descoberta desse metal precioso em Minas Gerais transformou a região em um importante centro econômico. Exatamente por isso, boa parte da herança barroca no Brasil está espalhada por cidades mineiras, não só em obras artísticas, como esculturas, mas também na arquitetura de várias igrejas erguidas nessa época. A construção de templos ricamente ornamentados e com formas exuberantes contrastava com a simplicidade do estilo renascentista, que reinava até então. Assim, nas igrejas barrocas os altares e os púlpitos eram decorados com extravagância, recobertos por espirais, flores, monstros e anjinhos de cabelos encaracolados. Como se isso não bastasse, boa parte do interior delas era folheado a ouro, aproveitando a abundância do mineral no país.
Toda essa opulência e riqueza de detalhes pode ser observada em várias igrejas de Minas. Mas nenhuma delas simboliza tão bem as características do barroco brasileiro como a Capela de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG). "Ela é um marco do estilo e tem abundância de luz e cor", afirma a museóloga Maria da Conceição Fernandes Brito, do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto. A  capela começou a ser erguida em 1776 e só ficou pronta no início do século 19. Ela foi desenhada e ornamentada pelo maior artista brasileiro do período, Antônio Francisco Lisboa (O Aleijadinho).
Chamado popularmente de Aleijadinho, por causa de uma atrofia muscular que atingiu seus membros, ele era filho de um arquiteto português com uma escrava. Além de projetar construções, Aleijadinho também era um brilhante escultor. Para superar a deficiência física na hora de fazer suas obras, ele amarrava nas mãos instrumentos para talhar e aparar blocos de pedra. Graças à criatividade e ao esforço desse talentoso artista, a capela de São Francisco de Assis é considerada a mais bela de todas as igrejas barrocas de Minas Gerais.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Obra-prima de Aleijadinho Capela de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, é um marco do estilo
 

A fachada principal e o corpo da igreja têm forma curvilínea, uma característica nova trazida pelo estilo barroco, pois os templos religiosos até então costumavam ser retangulares. As duas torres arredondadas e lembrando a forma de uma guarita valeram à construção o apelido de "Igreja Militar"; no alto da porta frontal, existe uma imagem de N. Sra. da Conceição, padroeira dos franciscanos. O medalhão redondo um pouco mais acima retrata São Francisco, de joelhos, recebendo as chagas de Cristo.
Dentro, podemos ver madeira esculpida e o Altar-mor, projetado por Aleijadinho e pintado por Manuel da Costa Athayde; os Altares laterais são repletos de anjinhos, flores e espinhos presentes em quase todas as igrejas barrocas. O teto da igreja, também pintado por Manuel Athayde, levou quase 11 anos para ficar pronto. Nele podemo ver a ascensão de uma Nossa Senhora com traços mulatos, envolta numa grande revoada de anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário