quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Museu da Casa Brasileira promove visitas gratuitas durante a noite; veja horários


Fachada d Museu da Casa Brasileira, localizado na região da avenida Faria Lima, em São Paulo, que abre suas portas em horário expandido, quinzenalmente, para visitas noturnas e gratuitas até às 22h
  • Fachada d Museu da Casa Brasileira, localizado na região da avenida Faria Lima, em São Paulo, que abre suas portas em horário expandido, quinzenalmente, para visitas noturnas e gratuitas até às 22h

A falta de tempo e os valores de ingressos já não são mais desculpas para deixar de visitar museus de São Paulo. O maior centro financeiro do Brasil, endereço de mais de cem opções de instituições do gênero, entrou, definitivamente, na rota internacional de cultura e conta com museus que oferecem programas de visitas noturnas com entradas gratuitas.
O Museu da Casa Brasileira, assim como outros espaços paulistanos como a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa, abre suas portas em horário expandido, quinzenalmente, e permite visitas noturnas e gratuitas até às 22h. O museu funciona normalmente de terça a domingo, das 10h às 18h. A próxima visita guiada acontece na quarta (19).
A ideia é criar alternativas de acesso e pluralizar as opções de eventos culturais
Filipe Bezerra, coordenador de comunicação do museu
"A ideia é criar alternativas de acesso e pluralizar as opções de eventos culturais", explica Filipe Bezerra, coordenador de comunicação do museu.
Para atrair o novo público, cujo perfil vai de grupos de estudantes a adultos que trabalham em empresas da região da avenida Faria Lima, o museu tem procurado aliar essas visitas com eventos paralelos como lançamentos de livros, apresentações musicais e exposições fotográficas que acontecem no mesmo horário das visitas noturnas.
Inaugurado em 1972 em uma mansão imponente de estilo neoclássico que pertenceu ao ex-prefeito de São Paulo Fábio Prado e sua esposa Renata Crespi, o MCB é considerado uma referência internacional nas áreas de design e arquitetura, e é o único do Brasil em seu gênero.

Foto 9 de 10 - O Museu da Casa Brasileira, localizado na região da Faria Lima, em São Paulo, abre suas portas em horário expandido, quinzenalmente, para visitas noturnas e gratuitas até às 22h Eduardo Vessoni/UOL
O acervo com 400 peças, aproximadamente, reconta a história da cultura material de moradias brasileiras a partir do século 17 e está exposto, parcialmente, em uma das salas deste casarão dos anos 40 de acordo com ações como sentar, servir, guardar e dormir.
No segundo andar da casa, o visitante encontra também a exposição permanente "A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado" que retrata a partir de imagens os avanços urbanísticos de São Paulo no período entre os últimos anos do século 19 e o início do século seguinte, bem como a coleção de louça do casal trazida de diferentes partes do mundo.

Por questões de espaço, nem todos os trabalhos adquiridos pelo museu através de doações podem ser vistos, mas a sala principal do local abriga peças como um banco do século 19 que servia de descanso durante as longas viagens realizadas por bandeirantes, camas do início do século passado e móveis que assumiram status de obra de arte como a Cadeira Paulistano -  obra de 1957 assinada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha - e a Poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues.

Serviço Visitas noturnas guiadas no Museu da Casa Brasileira
Quando:
quinzenalmente, às quartas, das 18h às 22h, durante todo o ano. Próximas datas: 19 de dezembro de 2012, 9 e 23 de janeiro de 2013
Onde: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - (11) 3032-3727 Quanto: Gratuito. Visita ao acerto no horário de funcionamento: R$ 4. Grátis também aos domingos e feriados. Mais informações: www.mcb.org.br